O flúor é um mineral que se encontra na natureza (existe na água potável, em alguns legumes e frutas) e que mostra elevada evidência no fortalecimento do esmalte dentário e também no processo de remineralização dentária.
Fortalece o esmalte dentário, tornando os dentes mais resistentes à cárie;
O Flúor atua nos processos de desmineralização/remineralização que ocorrem naturalmente na boca;
Na presença de cáries em fase muito inicial, a aplicação devida de um verniz de flúor ajuda a evitar a sua progressão.
Sempre que comemos, ficamos sujeitos a um processo natural de desmineralização. Isto é, quando ingerimos alimentos, a saliva torna-se mais ácida. Este ácido faz com que se percam minerais importantes da superfície dentária, como o cálcio e o fósforo promovendo assim a desmineralização.
Ao fim de 20 minutos, a saliva remineraliza o esmalte pois começa a retomar os seus níveis normais de pH, permitindo repôr novamente os minerais que estavam em falta na superfície dentária.
Quando o processo de desmineralização/remineralização entra em desequilíbrio, ou seja, está demasiado tempo na fase de desmineralização, o dente fica mais susceptível a enfraquecer e a desenvolver cárie.
Os alimentos que tornam a saliva mais ácida e que, por isso, atrasam mais o processo de remineralização são os alimentos açucarados e os que ficam mais retentivos nos dentes, por exemplo bolachas, gomas, rebuçados, chocolates, bebidas gaseificadas.
A presença do flúor na nossa boca ajuda e muito, ao processo de remineralização porque, uma vez que esteja presente na cavidade oral, permite que os minerais presentes na superfície dentária se tornem mais resistentes e duradouros, prevenindo a sua dissolução fácil na próxima fase de desmineralização, impedindo desta forma o aparecimento de novas cáries.
Veja no artigo: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031395518300774?via%3Dihub
Através da água potável e de alguns alimentos, mas são as pastas dentífricas e elixires que apresentam um maior aporte de flúor.
Para ter dentes fortes e saudáveis recomendamos que:
Tenha uma alimentação equilibrada, sem ingestão de açúcar ou de alimentos com alto teor açucarado;
Escove os seus dentes com uma pasta fluoretada (1500ppm de fluoreto de sódio) depois do pequeno-almoço, almoço e antes de ir dormir;
Bocheche com elixir fluoretado;
Visite regularmente o seu médico dentista/higienista oral para despistar possíveis cáries e vigiar a sua saúde dentária.
É importante referir que nas crianças, o excesso de flúor numa fase de maior desenvolvimento dentário, pode desencadear Fluorose Dentária, que se caracteriza por manchas inestéticas nos dentes definitivos. Como tal, é importante que tenha maior atenção às crianças pois estas não controlam tão bem a quantidade de pasta que utilizam. Saiba mais no artigo: http://www.medicinaoral.com/pubmed/medoralv14_i2_pE103.pdf
Relativamente às crianças, as nossas recomendações são:
Supervisionar sempre as escovagens das crianças para impedir que deglutam a pasta dentífrica ou o elixir. A quantidade de pasta a colocar em cada escovagem deve ser estabelecida na consulta com o odontopediatra;
Supervisionar a alimentação da criança. Faça snacks nutritivos e equilibrados. Não deve dar-lhe chocolates, doces, rebuçados, sumos açucarados…
Visitar regularmente o odontopediatra da criança para despistar cáries e estabelecer quantidades de fluor de acordo com a idade.
Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!
Marcar ConsultaAgende uma consulta online de forma simples e rápida!