Em caso de urgência ligue 935 184 727. Disponível durante a semana até à meia-noite, fins-de-semana e feriados das 9h-24h .
Em ambiente hospitalar no Hospital CUF e Instituto CUF. Consulte a página de contactos para saber como chegar a uma das nossas clínicas.
Se a sua situação está relacionada com uma criança, consulte perguntas frequentes sobre ondonpediatria.
Dor Dentária
Bochechar a boca com água morna para remover eventuais restos de comida, se necessário complementar com o uso de fio dentário. Se existir inflamação coloque compressas frias na face, não utilize calor nem coloque aspirina no dente dorido nem na gengiva. Pode tomar um analgésico, mas o mais importante é contactar o seu médico dentista, com a maior brevidade possível, para estabelecer um diagnóstico e tratamento corretos.
Traumatismo/Avulsão Dentária
Se um dente sai da boca por um traumatismo temos hipóteses de reimplantá-lo se respeitarmos as seguintes normas:
O TEMPO QUE DECORRE ENTRE A OCORRÊNCIA E A IDA AO DENTISTA NÃO DEVE DURAR MAIS DO QUE UMA HORA, QUANTO MAIS RÁPIDO MELHOR O PROGNÓSTICO
Objetos presos entre os dentes
Trate de remover qualquer resto com fio dentário, não utilizar palitos nem instrumentos cortantes ou pontiagudos.
Fratura mandibular
Trate de imobilizar a mandíbula com qualquer pano e aplique compressas frias. Recorra ao hospital mais próximo.
Mordedura de língua ou lábio
Aplique pressão diretamente sobre a área que sangra com uma gaze estéril. Se existir inflamação aplique compressas frias.
Problemas com material de Ortodontia
Se um arame estiver a causar irritação, cubra a ponta com uma pequena bola de algodão, cera, ou um pedaço de gaze. Recorra a consulta para resolver a situação
Impossibilidade de fechar a boca
Conserve a calma, quanto mais relaxado estiver, mais facilmente a mandíbula voltará a seu lugar. Recorra à nossa consulta para reduzir a luxação.
Halitose - Mau Hálito
Utilizam-se bochechos com elixires de diversos tipos. No entanto, se não se tratar a "causa", estas ações são apenas temporárias e paliativas.
O único tratamento efetivo para a halitose é eliminar as bactérias responsáveis, tratando a doença periodontal, eliminando possíveis cáries e instauração de medidas de higiene corretas.
Fratura de coroas definitivas ou provisórias (sobre implantes ou dentes)
Guardar o fragmento partido (se este saiu da boca), evitar ao máximo mastigar ou exercer qualquer força e dirigir-se rapidamente à nossa consulta.
Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!
Marcar ConsultaAgende uma consulta online de forma simples e rápida!