Tomografia computorizada (TC), inicialmente designada por tomografia axial computorizada (TAC), corresponde a um equipamento rotativo com emissão de raios-x, combinando com um computador, para obtenção de imagens do corpo. Com a evolução da tecnologia da imagiologia médica, foram desenvolvidos sistemas que se adaptam melhor à especialidade de Medicina Dentária, tal como o Cone Beam Computed Tomography - CBCT.
A tomografia computorizada de feixe cónico (cone beam Computed tomography-CBCT) é uma técnica de imagiologia médica composta por tomografia computorizada, onde os raios-X divergem ligeiramente, formando um cone.
Durante o processo de captação da imagem, o arranjo ampola emissora de raios-X/detetor gira em torno da cabeça do paciente, obtendo-se até cerca de 600 imagens distintas. O software de conversão da informação adquirida durante a exposição ao raios-x recolhe os dados e reconstrói numa imagem, produzindo o que é denominado um volume digital composto por voxeis, ou seja, elementos de imagem tridimensionais. Estes dados anatómicos podem, posteriormente, ser visualizados e analisados com software especializado.
Qualidade e precisão da imagem: Com uma resolução entre 0,1-0,2 mm, a precisão das imagens é extraordinária. Este aspecto é de enorme importância quando lidamos com planificação cirurgica para as quais precisamos de exactidão total da dimensão e posição das estruturas, tais como: osso alveolar, nervos e vasos
É de igual importância a visualização das peças dentárias e da sua situação clínica:
Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!
Marcar ConsultaAgende uma consulta online de forma simples e rápida!