A halitose, vulgarmente conhecida por “mau hálito”, é uma condição que afeta grande parte da população, independentemente do sexo e da idade da pessoa e pode ter um grande impacto na vida social e na auto-estima dos indivíduos que a identificam.
Existem várias formas de verificar a presença de halitose, mas a mais comum é a percepção por parte do paciente ou do médico.
Antes de encontrar uma forma de tratar o mau hálito, é importante descobrir a sua origem: esta pode advir da cavidade oral ou ser proveniente de outras fontes, como por exemplo, o trato gastro-esofágico, respiratório, metabólico...
Se a origem do mau hálito vem da cavidade oral pode dever-se a vários fatores:
Se a origem do mau hálito não for proveniente da cavidade oral, as fontes mais comuns são:
Outros fatores podem causar mau hálito como:
Após conhecer a fonte da Halitose, deve ser encaminhado para tratamento.
Se a causa for oral: A correta higiene oral é um passo fundamental no tratamento da halitose.
Deve visitar o seu médico dentista/higienista oral pelo menos 2x por ano para despite e/ou tratamento de problemas orais como cárie dentária e gengivite.
Em casa, deve complementar com uma boa higiene oral diária que inclui: escovagem após cada refeição limpando sempre a língua com o uso de um raspador lingual, usar diariamente o fio dentário e bochechar regularmente com elixires específicos para o tratamento do mau hálito.
A escova de dentes deve ser substituída a cada 3 meses, com o propósito de evitar a deposição bacteriana severa nas cerdas.
Quando a causa não é oral: é fundamental que seja vigiado regularmente pelo seu Médico e que siga todos os cuidados que lhe foram prescritos, complementando sempre com uma boa higiene oral.
Uma boa forma de evitar a halitose é prevenindo.
A prevenção da halitose passa por ter uma higiene oral eficiente, fazer visitas regulares ao dentista/higienista, evitar grandes episódios de jejum, ter uma dieta equilibrada evitando a ingestão de alimentos mais propensos a causar mau odor bucal e evitando sobretudo o álcool e tabaco. Em casos de boca seca, mantenha-se hidratado, deve beber pelo menos 1,5l de água por dia e usar rebuçados ou pastilhas elásticas sem açúcar para aumentar o fluxo salivar.
Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!
Marcar ConsultaAgende uma consulta online de forma simples e rápida!