Atualmente existe um vasto leque de aparelhos dentários ou aparelhos ortodônticos disponíveis para a correção dos dentes e dos maxilares, com características específicas, adaptadas a cada caso.
São os aparelhos ortodônticos que mais evolução têm tido nos últimos anos. Feitos à medida do paciente e recorrendo a tecnologia 3D, são aparelhos dentários muito confortáveis e quase invisíveis. O material plástico transparente especial (SmartTrack) utilizado para a confeção do conjunto de alinhadores para cada paciente, alia a resistência e a flexibilidade necessárias ao movimento dentário suave, tornando assim o tratamento ortodôntico muito confortável e praticamente indolor.
São aparelhos ortodonticos que aliam a eficiência e conforto dos aparelhos ortodônticos descritos anteriormente à estética. É um aparelho dentário muito discreto uma vez que os brackets são fabricados num material transparente, cristalino, resistente e que não mancha (óxido de alumínio policristalino).
Aparelhos fixos convencionais metálicos, que são aparelhos ortodônticos constituídos por 3 elementos principais: os brackets colados aos dentes, o arco metálico e as ligaduras elásticas (com ou sem cor) que ligam o arco aos brackets.
Aparelhos fixos convencionais estéticos são aparelhos ortodônticos cujos brackets são em cerâmica ou safira (transparentes) e por isso mais estéticos relativamente aos aparelhos ortodônticos metálicos e cuja ligadura elástica que prende o arco é transparente.
Aparelho ortodôntico fixo lingual: é um aparelho dentário que é aplicado na face interna dos dentes, tornando-o totalmente invisível. Normalmente exige um procedimento laboratorial específico com vista a personalizar o aparelho lingual a cada paciente.
São aparelhos ortodônticos utilizados em crianças e adolescentes em crescimento, com objetivos ortopédicos de expansão maxilar ou de orientação e modelação do crescimento maxilo-facial e do desenvolvimento da dentição.
Aparelhos de contenção: são aparelhos indispensáveis em todos os tratamentos ortodônticos, independentemente do tipo de aparelho dentário utilizado para a correção. Permitem estabilizar e manter o resultado ao longo do tempo. Podem fixos (colados na face interna dos dentes) e/ou removíveis consoante a necessidade do caso.
A escolha do tipo de aparelho dentário a utilizar deve ser efetuada após avaliação por parte do Ortodontista: Médico dentista, especialista em Ortodontia (i.e: com competências científicas, clínicas e técnicas específicas, adquiridas em instituições universitárias idóneas reconhecidas pela Ordem dos Médicos Dentistas) que mediante o caso recomendará o mais indicado. Para essa avaliação são necessárias as seguintes etapas clínicas:
Desta forma estarão reunidas as condições para dar início ao tratamento ortodôntico com um aparelho dentário, de forma profissional e competente, com vista à obtenção de um resultado de excelência, com sucesso e estabilidade.
Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!
Marcar ConsultaAgende uma consulta online de forma simples e rápida!