Laser em Medicina Dentária
Tratamento a Laser já é uma realidade e na nossa clínica dispomos de dois tipos diferentes de laser, o laser de diodo e o waterlase, cada um com as suas diferentes funcionalidades e qualidades. O uso de laser no quotidiano do dentista permite optimizar os procedimentos dentários. A intervenção a laser é mais precisa e específica do que uma intervenção com técnicas convencionais.
O Laser Díodo, tem por base um cristal GaAIAs que depois de excitado emite luz laser que é enviada via fibra óptica até ao local de tratamento. Este laser é usado sobretudo em tecidos moles para pequenas cirurgias gengivais, como frenectomias e eliminação de fibromas. Também permite efetuar bio-estimulação e branqueamentos dentários.
O Waterlase MD é um sistema inovador que utiliza partículas de água energetizadas por laser ErCr.:YSGG. A energia hidrocinética resultante possibilita realizar tratamentos dentários sem broca e, muitas vezes, sem a picada da agulha subjacente à anestesia. Os procedimentos realizados com este tipo de laser são menos invasivos, conservando maior estrutura dentária e sem lesar os tecidos circundantes. A substituição da broca evita o sobreaquecimento do dente, responsável pela dor, o que aliado ao selamento dos túbulos dentinários, evita a sensibilidade dentária pós-operatória.
Como vantagens do tratamento a laser podemos referir:
- Tratamento de cáries iniciais de forma precisa e minuciosa sem broca e sem recorrer à agulha da anestesia.
- Em pequenas cirurgias de tecidos moles diminui o sangramento e auxilia o processo de coagulação o que evita muitas vezes a necessidade de sutura.
- Acelera o processo de cicatrização no pós-operatório.
- Os danos nos tecidos circundantes são minimizados.
- As infeções bacterianas são mínimas porque o feixe de alta energia esteriliza o local da intervenção.
- Útil em pacientes ansiosos e crianças pois permite um tratamento seguro e confortável.
- É versátil pois pode ser usado numa ampla gama de procedimentos dentários.
Como aplicações do laser em Medicina Dentária podemos indicar
- Tratamentos de cáries/ Preparação de cavidades
Pode eliminar a necessidade da picada da anestesia e mesmo do recurso à broca, para além de realizar uma esterilização da cavidade o que permite uma maior longevidade das restaurações dentárias.
- Esterilização/ Preparação para selantes
Preparação do esmalte para receber os selantes de fissura.
- Sensibilidade dentária
Usado na eliminação da sensibilidade dentária, sela os túbulos dentinários o que permite uma diminuição da condução dos estímulos térmicos.
- Destartarização
Útil na remoção de tártaro substituindo as curetas (instrumentos de remoção de tártaro/cálculo infragengival) utilizadas para alisamento radicular que podem lesar os tecidos adjacentes.
- Alargamento coronário
O laser permite reformular o tecido gengival tanto a nível dos tecidos moles (gengiva) como dos tecidos duros (osso). Por vezes por questões estéticas e outras por necessidade de efetuar restaurações mais profundas.
- Sorriso Gengival (quando ao sorrir se vê muito a gengiva)
Reformular o contorno gengival para melhorar a aparência do sorriso.
- Frenectomias
Muitas vezes é necessário realizar este tipo de cirurgia em crianças que, apresentam um movimento da língua muito restrito ou dificuldade em pronunciar alguns sons e em bebés, com dificuldade na amamentação devido ao movimento limitado da língua.
- Remoção de fibroses
O laser é usado para a remoção de fibroses e hiperplasias gengivais de forma indolor, com sangramento mínimo e fácil cicatrização.
- Endodontia
O laser permite realizar a descontaminação dos canais e é um grande aliado no processo de desvitalização.
- Aftas e herpes
Promove cicatrização de aftas e herpes e minimiza a dor, associada a este tipo de lesões.
- Branqueamento dentário
Acelera o processo de branqueamento dentário.
Laser em Odontopediatria
- Tratamento de Cáries/ Restaurações dentárias
O laser em Medicina Dentária é uma técnica inovadora e precisa com uma ampla possibilidade de intervenções quer, nos tecidos duros quer, nos tecidos moles, tanto em adultos como em crianças. A escolha de um Médico Dentista que trabalha com esta técnica, pode reduzir a ansiedade do paciente, minimizar o desconforto na consulta e o trauma pós-operatório.
Ler Mais Sobre Branqueamentos Dentários
Ler Mais sobre Waterlase