Artigos > Aparelho nos Dentes - Ortodontia e Odontopediatria

Aparelho nos Dentes - Ortodontia e Odontopediatria

A ortodontia preventiva e intercetiva consiste no diagnóstico e tratamento precoce de alterações no desenvolvimento e posicionamento dos...

Aparelho nos Dentes - Ortodontia e Odontopediatria

A ortodontia preventiva e intercetiva consiste no diagnóstico e tratamento precoce de alterações no desenvolvimento e posicionamento dos maxilares.

A partir dos 3 anos de idade, visitas regulares ao Odontopediatra são importantes para serem detetadas essas alterações e encaminhadas para a Ortodontista para impedir o seu agravamento e consequências na dentição permanente.

A Terapia da Fala pode, em certos casos, ter um papel fundamental.

Dupla fileira de incisivos

É normal os dentes definitivos inferiores nascerem por trás dos dentes decíduos. A pressão exercida pela língua e o crescimento dos maxilares ajudam no correto posicionamento dos dentes definitivos na arcada e na exfoliação dos decíduos. Se a condição persistir para além do tempo considerado normal pode ser necessária a extraçao dos dentes decíduos.

Mordida Aberta/Mordida Cruzada

São caracterizadas pela impossibilidade de os dentes de ambas as arcadas se relacionarem corretamente. Verifica-se um espaço entre os dentes superiores e inferiores na mordida aberta e na mordida cruzada os dentes inferiores encaixam por fora dos dentes superiores. Estas patologias  podem ser causadas por hábitos anormais (chupeta, sucção digital e língua), padrões desviados de crescimento e posição anormal da língua. É importante o seu diagnóstico e correção precoces.

Prognatismo Mandibular

Esta condição pode ser hereditária ou postural. No caso de a mandíbula se encontrar numa posição avançada por factores ambientais, o diagnostico precoce pode ser determinante na resolução do problema.

Diastema Interincisivo – Normal ou Patológico

Durante o período de transição entres a dentição decídua e a definitiva, é normal existir um espaço entre os incisivos centrais. Contudo, se o freio labial tiver uma inserção baixa e fibrosa pode ser a causa da persistência anormal deste espaço. Nestes casos é recomendada a frenectomia.

Frenectomia

O freio labial pronunciado e com inserção baixa ente os incisivos pode ser responsável pelo espaço persistente entre os incisivos centrais e também pode dificultar a mobilidade do lábio e a higiene oral. O freio lingual quando é curto pode interferir na mobilidade da língua e na fala. A frenectomia consiste na excisão cirúrgica das fibras com reinserção do freio. Este procedimento é feito atualmente recorrendo à técnica laser( link para laser), com o mínimo desconforto e sem sangramento.

Perda Precoce de Dentes/ Manutenção do espaço

A perda precoce de dentes de leite acarreta uma perda de espaço necessário para a correta erupção e posicionamento dos dentes definitivos. Nestas situações pode ser necessário a colocação de aparelho-mantedores de espaço.


Mais informação sobre Ortodontia

Mais informação sobre Odontopediatria

Mais informação sobre Terapia da Fala

    Assuntos Relacionados

    35 anos de experiência ao seu dispor

    Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!

    Marcar Consulta Ligue 229 376 497

    Agende uma consulta online de forma simples e rápida!

    Centro Médico Dentário

    Facebook do Centro Medico Dentário Instagram do Centro Medico Dentário Canal YouTube do Centro Medico Dentário Dental Medical Group