As Clínicas de Medicina Dentária foram autorizadas à sua reabertura desde que cumpridas as recomendações da DGS e da Ordem dos Médicos Dentistas.
Desta forma, após um período a operar somente com o serviço de urgências, iremos reabrir nas seguintes condições:
Serão implementados a orientações da DGS antes da marcação da consulta:
Apelamos à serenidade e ao bom senso de todos, neste momento em que enfrentamos mais um desafio que, apesar das dificuldades que dele decorrem, certamente, iremos ultrapassar com êxito.
Estimado (a) paciente,
queremos manifestar a nossa gratidão pelo esforço que fez ao respeitar e compreender as medidas de isolamento, que obrigaram a decisões difíceis, muitas das quais envolvendo o adiamento de cuidados de saúde. Na sequência das circunstâncias especiais que marcam a atualidade, esta foi e continua a ser uma época difícil e, apesar do regresso de cada uma à sua vida profissional e às possíveis rotinas, não devemos baixar a guarda, seguindo todas as recomendações exigidas para que o imenso esforço desenvolvido por todos, não tenha sido em vão. E é com a segurança dessas orientações que poderemos retomar os cuidados pessoais que certamente ficaram pendentes. E a nossa saúde deve merecer a nossa particular atenção.
Foi comunicada a autorização para a abertura das Clínicas de Medicina Dentária a partir do próximo dia 4 de maio, 2ª feira, desde que cumpridas as recomendações da DGS e da Ordem dos Médicos Dentistas.
Reforçamos que, os Médicos Dentistas têm um particular cuidado em cumprir escrupulosamente as medidas de assépsia e de controlo de contágio. Basta recordar as medidas instituidas, com sucesso, para prevenir infeções provocadas pelos vírus das Hepatites e pelo HIV.
O CMD criou, desde o início da Pandemia da Covid19, um rigoroso protocolo para poder dar resposta às consultas de urgência que acorressem à nossa Clínica.
Neste sentido, temos estado, desde o dia 13 de Março a funcionar com o serviço de urgência presencial e, por isso, todos os nossos clínicos e colaboradores possuem a respetiva formação e experiência para lidar com o protocolo de segurança que esta época exige.
Face ao supracitado, estamos preparados para que a abertura a consultas mais alargadas se possa realizar, cumprindo todas as normas de proteção e segurança.
Consideramos que o início da prática clínica deve ser realizado de forma faseada sendo diária e cuidadosamente reavaliada, salvaguardando a saúde dos pacientes, dos clínicos e de todos os colaboradores.
O procedimento adotado passará por, a partir do dia 4 de maio, estabelecermos contacto com os pacientes, antes da marcação da consulta, dando cumprimento às orientações da DGS:
- triagem telefónica prévia à marcação da consulta;
- informações rigorosas sobre procedimentos a realizar antes, durante e após o ato clínico.
Assim, a reabertura realizar-se-á em duas fases:
- 1ª fase: início a 6 de maio, para atendimento dos pacientes que recorreram à nossa consulta de urgência e que foram sinalizados como necessitando de uma resposta prioritária.
- 2ª fase: início a 12 de maio, para todos os nossos pacientes, dando prioridade à marcação de consultas que, face às circunstâncias, tiveram que ser adiadas.
Apelamos à serenidade e ao bom senso de todos, neste momento em que enfrentamos mais um desafio que, apesar das dificuldades que dele decorrem, certamente, iremos ultrapassar com êxito.
Esperamos ver-vos em breve.
Um grande abraço de toda a equipa do CMD
Porto, 03 de maio de 2020

Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!
Marcar ConsultaAgende uma consulta online de forma simples e rápida!
