Se for esse o seu caso, estes conselhos podem ajudá-lo. Apesar de a quimioterapia ajudar no tratamento do cancro, pode provocar efeitos secundários ao nível da boca.
Alguns destes problemas orais podem fazer com que atrase ou ponha fim ao seu tratamento oncológico. Para ajudar a prevenir problemas sérios, é importante ir ao dentista pelo menos um mês antes de começar a quimioterapia.
Um dentista pode ajudá-lo a prevenir problemas orais característicos da quimioterapia
Que tipo de efeitos secundários podem surgir na boca devido à quimioterapia?
Podem surgir certos efeitos secundários ao nível da boca devido à quimioterapia. Estes efeitos podem ser diferentes de paciente para paciente. Os problemas dependem do tipo de medicamentos que estiverem a ser utilizados durante as sessões de quimioterapia e de como o corpo reage a estes fármacos. Alguns destes problemas ocorrem apenas durante o tratamento ou durante um breve período após a sua finalização.
É necessário ir ao dentista pelo menos um mês antes da sua primeira sessão de quimioterapia, se for possível. Se já começou o tratamento e ainda não foi visto por um dentista, visite um o mais rapidamente possível.
Como é que a quimioterapia afecta a boca?
A quimioterapia é um tratamento oncológico à base de medicamentos que destroem as células cancerosas. No entanto, estes medicamentos também podem danificar células normais, incluindo as células da boca. Os efeitos secundários que a quimioterapia pode produzir incluem problemas a nível de dentes, gengiva, mucosas e glândulas salivares.
É importante saber que os efeitos secundários ao nível da boca podem ser graves.
Porque motivo devo ir a um dentista?
Talvez o surpreenda saber que o seu dentista é muito importante no tratamento do cancro. Visitar o seu dentista antes de começar a quimioterapia, poderá ajudá-lo a prevenir sérios problemas. Por vezes os efeitos secundários ocorrem porque o paciente não tem uma boca saudável antes de começar a quimioterapia. Nem todos os problemas orais se podem evitar, mas quanto menos efeitos secundários tiver, maior a probabilidade de poder prosseguir o seu tratamento oncológico.
É importante que o seu médico dentista e o seu médico oncologista falem entre si antes de começar a fazer quimioterapia. Deve dar o telefone do seu médico oncologista ao seu dentista.
Quando devo ir ao dentista?
É necessário ir ao dentista pelo menos um mês antes da sua primeira sessão de quimioterapia, se for possível.
Se já começou o tratamento e ainda não foi visto por um dentista, visite um o mais rapidamente possível.
O que irão fazer o dentista e o higienista oral?
O dentista fará um exame completo.
O que posso fazer para manter uma boca saudável?
O primeiro passo é visitar um dentista antes de começar o tratamento oncológico. Uma vez começado o tratamento, é importante que faça revisões diárias à sua boca para detetar feridas ou outras alterações. As sugestões seguintes podem ajudá-lo a prevenir problemas e a cuidar a boca no caso de estar inflamada :
Mantenha a boca húmida.
Mantenha a boca, a língua e as gengivas limpas.
Escove os dentes, as gengivas e a língua com uma escova extra suave depois de cada refeição e antes de ir para a cama. Se sentir dor, amoleça as cerdas da escova em água morna.
Se tem a boca inflamada, tenha cuidado com o que come e bebe.
Beber pequenos goles de líquidos enquanto come ajuda-o a comer.
Telefone ao seu médico ou enfermeira se sentir dor na boca.
Lembre-se que deve evitar:
A Não Esquecer
Contacte com o seu oncologista ou com o seu o dentista se tiver problemas na boca.
Tratamentos
A nossa equipa utiliza os métodos e equipamentos de última geração. A nossa prioridade são o seu bem estar, conforto e excelência dos resultados obtidos.
Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!
Marcar ConsultaAgende uma consulta online de forma simples e rápida!