Durante o sono os músculos responsáveis por manter as vias respiratórias permeáveis relaxam-se, a passagem de ar ao nível da faringe fica dificultada e ,em consequência, os tecidos moles vibram produzindo-se o “ronco” que caracteriza o ressonar. Muitas vezes o fluxo reduzido de ar provoca uma baixa dos níveis de oxigénio no sangue; o cérebro alertado pela fraca oxigenação sanguínea responde com interrupções do sono, geralmente numerosas durante toda a noite.
Esta deficiência de oxigénio conduz a uma série de sintomas tais como hiper-sonolência e irritabilidade durante o dia, cansaço generalizado, depressão, etc. Aumenta a probabilidade de contrair variadas doenças crónicas tais como hipertensão arterial, enfarte do miocárdio, trombo-embolismo e diabetes tipo II.
A hiper-sonolência diurna, a falta de memória, as dificuldades no desempenho, na concentração e no estado de ânimo são consequência da alteração do sono que afeta a vida pessoal, laboral e social. Além disso, associa-se a um acréscimo do risco de acidentes de trabalho ou de viação, por vezes trágicos.
Tratamento
Uma das opções terapêuticas é o recurso a um dispositivo intraoral indicado para o tratamento do ressonar e do Síndrome da Apneia do sono.
O mecanismo de ação baseia-se no avanço controlado da mandíbula através do incremento do tónus muscular das vias aéreas. Desta forma simples facilita-se a passagem de ar, eliminando o ruído (ronco) e melhorando os episódios de falta de ar (Apneia). O resultado é a recuperação do ritmo de sono traduzindo-se numa melhoria notável na qualidade de vida dos pacientes.
Como é afectado o nosso corpo?
Características do dispositivo intraoral
Tratamentos
A nossa equipa utiliza os métodos e equipamentos de última geração. A nossa prioridade são o seu bem estar, conforto e excelência dos resultados obtidos.
Devolvemos-lhe a alegria de sorrir novamente!
Marcar ConsultaAgende uma consulta online de forma simples e rápida!